Rolo Liso
A compactação do solo tem como objetivo diminuir o volume vazio entre as partículas a fim de garantir uma superfície totalmente estável e homogênea. Dessa maneira, o solo se torna mais resistente e impermeável antes das próximas fases, como o asfaltamento.
Os rolos compactadores, por sua vez, são equipamentos que tem como finalidade justamente reduzir e comprimir superfícies que contam com relevante quantidade de resíduos ou de solo, sendo que eles podem usados para a construção de vias, por exemplo, e até mesmo para a compressão de superfícies para diferentes tipos de edificações.
Antes do surgimento dos rolos compactadores, diversas máquinas e muitos operários precisavam trabalhar nessa atividade, o que deixava o processo mais oneroso, lento e desgastante. Contudo, com a evolução do maquinário no setor de construção civil, houve uma revolução no mercado de máquinas pesadas com a sua criação, gerando a diminuição de custo com mão de obra e a otimização do tempo.
Durante a compactação do asfalto, o rolo vibratório é capaz de compactar materiais para garantir a durabilidade do asfalto e selar a superfície para que a água não consiga penetrar em sua estrutura. Já nas atividades que envolvem a terraplenagem, a compactação tem como finalidade preencher os espaços vazios no solo, aumentando a sua capacidade de suporte.
Assim, o rolo compactador permite que uma camada superficial mais estável e uniforme, que suporta cargas mais altas e é resistente às alterações climáticas e ao desgaste, seja obtida. Por isso, esse processo é muito importante para diminuir os riscos graves de uma obra, desde o começo até o final do empreendimento.
Conhecido como single-drum, o rolo liso é um compactador de um único cilindro vibratório. Dentre os diferentes tipos de rolo compactador, esse é o mais conhecido. Seu objetivo consiste em compactar a base em serviços de mão de obra prestados para a construção de asfaltos ou terraplenagem. O modelo pode causar danos às tubulações enterradas e construções, caso os operadores se descuidem.
O equipamento conta com um grande peso no eixo central, e assim que o movimento rotativo é acionado, o cilindro começa a vibrar, golpeando o solo diversas vezes por segundo. Dessa forma, a força é potencializada e as vibrações facilitam a compactação, reduzindo o atrito entre as partículas e, consequentemente, são geradas vibrações do chão até as janelas próximas.
Assim, como esse tipo de equipamento é capaz de danificar tubulações enterradas, edificações próximas e outros obstáculos na região, ele não é indicado para determinados locais e aplicações, como em obras dentro dos centros de cidades.
Clique no botão abaixo e solicite agora mesmo seu orçamento.